29 de dezembro de 2009
Truques e dicas p/ WM
Conheça o seu Windows phone de uma ponta à outra. Este guia da autoria do Nuno Luz, c/ 90 truques e dicas, demonstra as funcionalidades do dispositivo e como utilizá-las! Visualize-o ou descarregue-o aqui.
22 de dezembro de 2009
iPhone supera Windows Mobile...
O número de utilizadores de iPhone nos EUA ultrapassou o de Windows Mobile, depois de vários meses em que os "smartphones" da Apple venderam mais do que aqueles equipados com o S.O. da empresa de Redmond.
Apesar de o número de equipamentos WM se ter mantido estável, o iPhone cresceu significativamente desde que o modelo 3GS foi lançado.
Além disso o número de dispositivos RIM (BlackBerry), iPhone e Android cresceu, enquanto que Windows Mobile, Palm e Symbian se manteve relativamente inalterado.
Outro dado curioso é o tráfego de Internet, em que o iPhone e o Android são os responsáveis pela esmagadora maioria da largura de banda consumida.
Apesar de o número de equipamentos WM se ter mantido estável, o iPhone cresceu significativamente desde que o modelo 3GS foi lançado.
Além disso o número de dispositivos RIM (BlackBerry), iPhone e Android cresceu, enquanto que Windows Mobile, Palm e Symbian se manteve relativamente inalterado.
Outro dado curioso é o tráfego de Internet, em que o iPhone e o Android são os responsáveis pela esmagadora maioria da largura de banda consumida.
8 de dezembro de 2009
Aceleração gráfica 3D nos smartphones/PDA
O PowerVR SGX Series5XT, é o primeiro chip gráfico "multi-core" destinado aos smartphones/PDA. O SGX543MP agora é conhecido por vir pelo menos numa versão "dual-core" e pode chegar aos 16 núcleos dependendo da versão. A mudança permite o escalonamento gráfico, indo desde aparelhos de baixo consumo energético como pequenos telefones, até consolas e outros aparelhos que fazem uso intensivo do grafismo tridimensional.
Num chip padrão c/ uma frequência de relógio a 200Mhz e quad-core, o SGX543MP é capaz de renderizar até 133 milhões de polígonos por segundo (4,4 milhões de polígonos por frame), podendo-se extrair cerca de 4 mil milhões de pixels por segundo. O desempenho também escala quase perfeitamente c/ o aumento da frequência e do número de núcleos. Por exemplo, a versão de 8 núcleos a 400 Mhz é 4 vezes mais poderosa renderizando cerca de 532 milhões de polígonos por segundo.
A.P.I.'s suportadas: OpenGL ES 1.1/2.0, OpenVG 1.1, OpenGL 2.0/3.0 e DirectX9/10.1.
S.O.'s suportados: Windows Mobile, Symbian, Linux, Windows XP e Vista.
Num chip padrão c/ uma frequência de relógio a 200Mhz e quad-core, o SGX543MP é capaz de renderizar até 133 milhões de polígonos por segundo (4,4 milhões de polígonos por frame), podendo-se extrair cerca de 4 mil milhões de pixels por segundo. O desempenho também escala quase perfeitamente c/ o aumento da frequência e do número de núcleos. Por exemplo, a versão de 8 núcleos a 400 Mhz é 4 vezes mais poderosa renderizando cerca de 532 milhões de polígonos por segundo.
A.P.I.'s suportadas: OpenGL ES 1.1/2.0, OpenVG 1.1, OpenGL 2.0/3.0 e DirectX9/10.1.
S.O.'s suportados: Windows Mobile, Symbian, Linux, Windows XP e Vista.