A gigante de Redmond apresentou hoje, durante o Mobile World Congress, em Barcelona, o novo S.O. para smartphone/PDA, criado de raíz.
Com um aspecto gráfico totalmente renovado, o Window Phone 7 faz um forte apelo às redes sociais, além de ter uma forte integração com o Xbox Live e com o leitor multimédia Zune. O ecrã usado anteriormente foi trocado por 2 abas que deslizam verticalmente e que são totalmente personalizáveis. Ícones grandes e coloridos, ecrã táctil e a necessidade de um aparelho que tenha pelo menos 3 botões físicos: "back", "start" e "search" - são as características mais marcantes do Window Phone 7.
O WP7 tem a desvantagem de não funcionar em todos os telefones. A Microsoft vai ser extremamente rígida no que se refere às especificações de hardware necessárias: frequência de CPU, tamanho do ecrã, memória e até a configuração dos botões. O objectivo da Microsoft é uniformizar o S.O. o mais possível, de forma a que, usando qualquer aparelho à escolha, a sensação seja a de que está a usar o mesmo dispositivo.
A AT&T, Deutsche Telekom AG, Orange, SFR, Sprint, Telecom Italia, Telstra, T-Mobile USA, Verizon Wireless e Vodafone são apenas alguns dos nomes que já compraram a ideia da Microsoft.
A nível de hardware, a empresa conta com o apoio de Dell, Garmin-Asus, HTC, HP, LG, Samsung, Sony Ericsson, Toshiba e Qualcomm.