A Google lançou ontem o Google Wallet, produto baseado na tecnologia N.F.C. (Near Field Communication) que permite aos consumidores comprar produtos com o telemóvel, ao invés de cartões de crédito. O serviço resulta de uma parceria entre Google, Mastercard, Citigroup, First Data e Sprint e tem potencial para se estabelecer no mercado de pagamentos móveis nos E.U.A., como já acontece na Ásia.
O Google Wallet vai concorrer com o recentemente anunciado sistema da gigante Visa, feito em parceria com os maiores bancos e operadoras de comunicações americanos.
O serviço estará disponível no verão em Nova York e São Francisco.
Projectado para funcionar como uma aplicação para "smartphones" Android, ele usufrui da tecnologia "PayPass", da MasterCard, que permite aos seus utilizadores pagarem as contas pela aproximação de um chip nos sensores habilitados.
A Google fechou contrato com grandes marcas americanas, incluindo Macy's, American Eagle Outfitters e Metro, para integrar os programas de fidelidade e descontos das lojas no Google Wallet.
Na Ásia, a tecnologia N.F.C. já está disseminada. Estima-se que um quinto dos japoneses usam pagamentos móveis. Nos E.U.A., esse mercado ainda enfrenta obstáculos, mas desde o ano passado algumas grandes empresas já correram para tornar a tecnologia uma realidade.
Clientes do Citigroup que possuem cartões Mastercard com PayPass serão os primeiros a ter acesso ao Google Wallet. A gigante de internet também planeia vender um cartão virtual pré-pago.