A agência federal de segurança alemã emitiu um alerta aos utilizadores de dispositivos móveis da Apple sobre falhas críticas no iOS que pode permitir o controlo remoto dos equipamentos por terceiros.
O aviso foi feito na sequência do lançamento da mais recente versão do JailbreakMe, um software que permite desbloquear os dispositivos através de um procedimento muito simples: aceder ao site da aplicação a partir do "browser" móvel e carregar em "instalar". O "jailbreak" permite instalar aplicações não licenciadas pela Apple.
Esta ferramenta pode ser modificada e usada para distribuir "malware" entre os equipamentos com o iOS instalado, mesmo naqueles onde não tenha sido feito "jailbreak".
Logo após a disponibilização da ferramenta, a agência governamental alemã emitiu um alerta sobre vulnerabilidades críticas, que podem facultar o acesso remoto aos dispositivos caso os utilizadores executem um ficheiro PDF infectado.
A Apple informou que já tomou conhecimento do problema e está a trabalhar numa correcção, que será disponibilizada com a próxima actualização do software, mas não avançou datas.