28 de junho de 2010

Desinstalação remota em Android

Os engenheiros do Google implementaram há alguns dias no S.O. Android uma tecnologia chamada "kill switch", que permite à empresa remover, através de acesso remoto, aplicações instaladas nos "smartphones". De acordo com o chefe de segurança do Android, o utilitário não permite acesso aos dados privados do utilizador. O alvo do "kill switch" é terminar c/ as aplicações até então disponíveis no Android Market que violam os Termos de Serviço do Desenvolvedor Android, além de atingirem políticas e acordos legais estabelecidos pelo Android Market e oferecerem algum risco aos dados do utilizador.
Nesta semana, o Google removeu 2 aplicações da loja do Android que não respeitavam as regras da página web. Segundo a empresa, as aplicações tinham como objectivo roubar dados dos utilizadores. E foi esta a 1ª aparição do novo utilitário do Google, que removeu dos "smartphones" Android qualquer uma das aplicações em questão (RootStrop e Twilight Preview).

O anúncio do utilitário, feito através de uma publicação no blog oficial dos desenvolvedores do Android, coincidiu com um relatório divulgado pela empresa de segurança SMobile Systems que afirmava que 1/5 das aplicações disponíveis na Android Market poderiam expor dados privados do utilizador.

De acordo com um porta-voz do Google, todas as aplicações Android necessitam obter a permissão do utilizador para aceder aos dados existentes no equipamento.