É considerada uma das tecnologias mais relevantes da Internet, pois é das mais utilizadas para visualizar vídeos on-line em sites como o YouTube, a tecnologia Flash apenas estava disponível numa versão mais leve para dispositivos móveis.
Segundo a Adobe, que apresentou a versão 10.1 do Flash durante a conferência Google I/O 2010, esta nova actualização da tecnologia faz com que possa ser utilizada com a mesma qualidade tanto num PC como num "smartphone/PDA" ou "netbook" (ultra-portátil).
Coincidindo com a apresentação, a Google aproveitou para anunciar que os dispositivos baseados em Android 2.2, vão ser os primeiros a ser compatíveis com o Flash 10.1.
Para breve a Adobe espera que a tecnologia passe a estar disponível noutras plataformas móveis, como a BlackBerry, Windows Mobile, Palm webOS e Symbian.
De fora fica a Apple (apologista do HTML5) que tem vindo a travar uma dura batalha de palavras com os criadores do Flash, alegando que esta tecnologia "não funciona bem em dispositivos móveis".
22 de maio de 2010
Subscrever:
Mensagens (Atom)