Investigadores da Universidade de Punjab, na Índia, decidiram investigar se o desaparecimento gradual das abelhas em algumas zonas do mundo está relacionado com a massificação dos telemóveis.
São vários os países que estão a verificar uma grande diminuição no número de abelhas. Os pesticidas e as mudanças no clima são apontados como os principais culpados. No entanto, os cientistas indianos quiseram comprovar se os telemóveis também estão a contribuir para o fenómeno. Por isso, efectuaram uma experiência. Usaram três colmeias. A primeira foi cercada de telemóveis a funcionar. A segunda, tinha telemóveis desligados. A terceira não tinha nada. Ao final de três meses, a primeira colmeia perdeu muita da sua população. A rainha produziu menos ovos e não havia qualquer pólen ou mel.
No relatório final, os cientistas afirmaram que começaram este estudo porque havia cada vez mais provas que os campos electromagnéticos estavam a provocar a quebra da população de abelhas. Estudos semelhantes já tinham sido feitos em colmeias situadas de baixo de cabos de alta tensão.
Os cientistas sugerem que as ondas electromagnéticas estão a confundir o sistema de navegação das abelhas e a impedi-las de regressar à colmeia.
6 de junho de 2010
Subscrever:
Mensagens (Atom)